TRADUÇÃO DE UM TRECHO DO LIVRO DE PAUL ZANE PILZER
“OS PRÓXIMOS MILIONÁRIOS”
Dados do autor:
Paul Zane Pilzer, é um renomado economista conhecido mundialmente, empreendedor multimilionário, professor em faculdade e autor de vários Best-sellers.
Como um economista, eu convivo em grande escala com as grandes tendências na economia, muitas vezes medida em bilhões ou trilhões de dólares. Mas na maioria das vezes as pessoas não entendem o significado de milhões e trilhões.As pessoas não estão realmente a par “da economia” mas eles estão somente a par das “suas próprias economias”.
Eles querem saber, “O que eu posso fazer neste novo sistema econômico para ter sucesso, para tomar conta de mim e da minha família?” Eu escrevi Os Próximos Milionários para explicar onde anda nossa economia, onde está hoje, e para onde está indo – mas ainda o mais importante, para poder trazer tudo isto para o nível de “sua economia”.
Eu escrevi Os Próximos Milionários para explicar onde anda nossa economia, onde está hoje, e para onde está indo – mas ainda o mais importante, para poder trazer tudo isto para o nível de “sua economia”.
Desde 1991, a riqueza nos Estados Unidos quadriplicou de $13 trilhões de dólares para cerca de $52 trilhões em 2005. Lendo sobre o que isto significa, você deve dizer, “Isto é interessante... isto soa como boas notícias.” Mas se torna muito pessoal quando nós percebemos o que isto significa realmente para os empreendedores que estão envolvidos nas novas indústrias emergentes mais vibrantes economicamente. Existe alguma coisa muito diferente sobre este enorme crescimento de riqueza entre as pessoas, algo que nunca havia acontecido antes, e que tem implicações significativas nas vidas de cada pessoa.
Este crescimento está ocorrendo não somente entre um grupo exclusivo de pessoas que já são ricas, mas através de um crescimento demográfico que inclui milhões de “ pessoas comuns”.
Eu chamo isto de “democratização da riqueza americana”. Vamos dar uma olhadinha rápida e ver como isto funciona, e ver alguns dos caminhos mais poderosos para lhe assegurar que você também possa fazer parte desta maravilhosa tendência .
Em 1991 havia 3.6 milhões de famílias americanas com uma média de $1 milhão de dólares ou mais. Hoje temos mais de 10 milhões de famílias e nós estamos adicionando novas famílias milionárias na média de um milhão por ano. Enquanto que nós sempre tivemos períodos onde famílias com grandes riquezas aumentavam seus patrimônios, onde os ricos ficavam cada vez mais ricos, nós nunca tivemos tantas pessoas comuns se tornando ricos como agora.
Você pode ver esta dramática evidência nas estatísticas dos mais ricos nos Estados Unidos, os bilionários no “Forbes 400” a lista dos mais ricos americanos. Quando esta lista foi apresentada em 1981, ela continha nomes familiares como Rockefeller, Astor e Morgan e uma porção significativa de riquezas menos conhecidas.
Vinte e quatro anos mais tarde, somente 40 destes 400 restantes permanecem na lista, e toda a riqueza destes 400 somadas é de somente $1 trilhão de dólares, menos de 2 por cento de $52 trilhões da riqueza de pessoas que não eram conhecidas nos Estados Unidos. Os extremamente ricos, o top dos 10 da lista, mais de quase 25 por cento de $l trilhão no total, mas quando nós olhamos mais de perto nós vemos que todos estes que estão 10 no topo nasceram pobres ou na classe-média!
Dentro dos próximos 10 anos, a riqueza das pessoas mais comuns, irá dobrar para $100 trilhões de dólares, no mínimo $10 trilhões de dólares da nova riqueza será representada pelos novos empreendedores vindo para a mesa. Estes $10 trilhões de dólares representam outros 10 milhões de novos milionários.
Uma grande oportunidade está à frente, não somente para poucos escolhidos, mas literalmente para milhões de “pessoas simples”, empreendedores individuais que não nasceram dentro de famílias ricas, mas que escolheram fazer parte destas indústrias emergentes onde esta nova riqueza está sendo criada.
Duas das mais fortes indústrias emergentes onde este crescimento irá ocorrer são:
NA SAÚDE E BEM-ESTAR E NO NETWORK MARKETING OU MARKETING DE REDE.
A INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
Ironicamente, dos $2 trilhões de dólares que nós gastamos para cuidar da saúde neste país, o que representa um sexto da economia nos Estados Unidos, muito pouco tem a ver com a saúde.
“Saúde” tem sua definição no dicionário como: com referência ao corpo, mente e espírito. Mas o que nós chamamos de “cuidado com a saúde” tem foco muito diferente, e deveria mais apropriadamente ser chamado de indústria da doença.
Indústria da doença: Produtos e serviços oferecidos para as pessoas após haverem contraído uma doença, estendendo-se desde um resfriado comum até tumores cancerígenos. Estes produtos e serviços procuram tanto tratar os sintomas da doença ou eliminar a doença.
Indústria do Bem-Estar: São produtos e serviços que são oferecidos para pessoas saudáveis, que são aqueles sem uma doença existente, para fazer com que possam se sentir mais saudáveis e terem uma melhor aparência, para diminuir o efeito da idade, ou para prevenir que doenças possam se desenvolver em primeiro lugar.
Eu conheci a indústria do Bem-Estar em 1990, e o quanto ela oferece, através de uma experiência com minha própria saúde. Por 10 anos (contra os conselhos médicos) eu resolvi evitar uma cirurgia no joelho muito cara. Finalmente, eu comecei a tomar um suplemento dietético chamado de glucosamina e dentro de um ano a cartilagem estava curada. O médico ficou muito admirado quando examinou minhas radiografias, pois eu não precisava mais fazer uma operação.
Esta experiência aumentou meu interesse; eu queria descobrir o que mais meu médico e os outros que cuidavam de minha saúde não sabiam. Eu também descobri que as pessoas estavam gastando mais em coisas novas como programas de exercícios e treinamentos físicos, suplementos, comidas orgânicas, medicinas alternativas e terapias anti-idade. Eu comecei a pesquisar este campo e logo cheguei a uma conclusão incrível: Esta nova e emergente indústria, que há somente uma década anterior mal existia, já era um negócio de $200 bilhões de dólares.
Isto representa uma oportunidade econômica extraordinária. Os milhões de pessoas gastando bilhões de dólares para cuidar do bem estar representa um setor econômico novo e crescente que estão se alimentando e vivendo de uma forma mais saudável do que ninguém jamais fez antes na história. Eles são antes de mais tudo pessoas ricas que, assim que começam a ganhar dinheiro, começam a procurar meios para que possam ficar mais saudáveis, fora dos conceitos médicos. Hoje, por exemplo, este setor gasta cerca de 70 bilhões anualmente em vitaminas e suplementos alimentares.
QUEM SÃO ESTAS PESSOAS?
A maior parte são baby boomers: pessoas ricas que tem entre 40 e 60 anos. Os baby boomers são a primeira geração na história que não querem aceitar o processo da idade. Eles também representam uma força econômica muito poderosa; eles representam somente 28 por cento de nossa população, porém estes grupos de pessoas e seus gastos representam 50 por cento de nossa economia.
Até recentemente, o mercado para baby boomers era somente para lembrá-los como eram quando jovens, músicas antigas, roupas retrô, e carros no estilo 50. Agora, foi dado um passo adiante. Hoje os baby boomers estão começando a comprar coisas que verdadeiramente possam torná-los mais jovens no que se refere a ter um corpo mais saudável, sentidos e mente mais apurados.
E esta indústria está somente começando. Muitas pessoas não sabem que estes produtos existem e conforme aprendem mais sobre o bem-estar, o setor mais cresce.
Em 2000, quando eu comecei a estudar esta tendência, eu fiquei admirado em descobrir que a indústria do bem-estar na America, já estava faturando $200 bilhões de dólares. Hoje, somente alguns anos mais tarde, já dobraram para se tornar um negócio de $400 bilhões de dólares! Até o ano de 2010, somente daqui há 5 anos, terá se transformado na próxima indústria de trilhões de dólares.
Na última década, muitas pessoas que enriqueceram, fizeram suas fortunas com computadores. Nesta década, muito mais farão suas fortunas com a indústria do bem-estar.
NETWORKING MARKETING E O BEM-ESTAR
Assim que eu comecei a explorar esta nova e fascinante indústria, eu me deparei fazendo uma pergunta básica para mim mesmo: Como que as pessoas estão aprendendo sobre todas estas novidades para a saúde e melhoras com o corpo?
Certamente não estão através de seus médicos, hospitais e indústrias farmacêuticas, que fazem parte da “indústria da doença” porque, até recentemente, muitos cientistas e líderes públicos estavam temerosos quanto as indústrias do bem-estar e da prevenção.
Hoje, numerosos estudos científicos têm validado o que milhões de americanos parecem já haver tido conhecimento. Existem centenas de milhares de tratamentos eficazes para fazer com que as pessoas se sintam mais saudáveis, para retardar os efeitos da idade, ou para prevenção de doenças em primeiro lugar. Mas até que você antes experimente um destes tratamentos que funcione para você ou um membro de sua família, você provavelmente estará um pouco descrente e perderá a chance de melhorar a qualidade de sua vida, e reduzir os custos com a saúde ao longo do tempo.
As informações corretas sobre dieta, nutrição, vitaminas, minerais e suplementos é quase tudo contrário ao que nós temos ouvido falar de nossa comunidade médica. Para muitos, isto vai contra o que nos foi ensinado até então. Existem tantas informações inexatas e as pessoas estão condicionadas a isto. Quando eles ouvem falar no início sobre informações novas e boas, naturalmente eles não acreditam.
O que acontece é que alguns irão mudar seus paradigmas ou começar a aprender sobre novas informações através do boca a boca, porque escutam durante as conversações.
Em meu novo livro de 1990 – Riqueza Ilimitada, eu escrevi que a nova riqueza estaria sendo gerada principalmente por pessoas que distribuem coisas, mais do que pelas pessoas que fabricam coisas. As maiores fortunas dos anos 1990 seriam geradas com a distribuição. Mas as oportunidades têm chegado e ido embora. As fortunas de hoje e dos anos a seguir serão formadas por aqueles que estão envolvidos em ensinar pessoas sobre novos produtos e serviços que elas não conheciam ou não sabiam que eram produtos com preços acessíveis. Esta é, distribuição intelectual, oposto a distribuição física, é onde as maiores fortunas estão sendo formadas hoje e irão continuar a serem feitas ao menos durante a nova década.
Os fabricantes hoje dizem que a maior dificuldade que eles encontram não está em criar os grandes e novos produtos; a dificuldade está em chegar até as pessoas e ensiná-las sobre este produto mostrando que eles existem.
As pessoas gostam de fazer as coisas do modo antigo. Elas brigam com as mudanças. Em tudo aquilo que fazemos, desde compras e preparação de nossas refeições para cuidarmos de nossa saúde, nós muitas vezes temos sentimentos nostálgicos que os bons dias do passado eram melhores, que antigamente tudo era melhor. Mas os “bons velhos tempos” tínhamos estrumes nas ruas e difeterias, com muita pobreza e uma baixa qualidade de vida! Nos bons velhos tempos, quando você ouvia falar que três entre 10 crianças estariam com poliomielite, tudo o que você podia fazer era rezar para que seu filho não estivesse entre estas crianças, ou então rezar para que nós pudéssemos curar a pólio.
A verdade é que “Os velhos Tempos”, não foram tão bons! Todavia, as pessoas tendem a aceitar tudo que é conhecido e resistem ao desconhecido. As pessoas resistem a mudança.
Conseqüentemente, quando assistem televisão, lêem revistas, ou navegam na internet, as pessoas tendem a ver coisas que reforçam o que elas já conhecem. A maioria, em outras palavras, são essencialmente passivas e não um lugar onde as pessoas estejam buscando novos ensinamentos sobre como aprender coisas novas.
Sendo assim, onde eles irão aprender? Existe realmente somente uma forma: através de outras pessoas. A forma mais efetiva que temos para ensinar as pessoas os novos métodos, é através da comunicação boca a boca, de um em um. É por isto, que mesmo que tenhamos métodos sofisticados de vídeo conferências que podemos usar, os negócios com pessoas estarão claramente sendo feito através dos países encontrando pessoas face a face quando existem situações importantes para serem decididas.
Eu sempre me interessei muito por educação. Eu dei aulas para estudantes na faculdade por 20 anos na Universidade em Nova York e no ano de 1990 eu desenvolvi uma linha de produto educacional em software. Uma das coisas mais impressionantes que eu tenho visto sobre estes 10 milhões de novos milionários que estão em alta no momento, é que eles são muitas vezes professores com o coração, mais do que as pessoas nos negócios convencionais. Estas são pessoas que aprendem sobre o novo produto ou novo serviço e adotam para eles mesmos e suas famílias, mas não param por aí. Eles então saem e vão ensinar novas pessoas sobre o que eles acabaram de aprender.
Network Marketing é o método mais antigo de vendas por comunicação e também o mais novo. E é o melhor método que temos hoje para mudar o paradigma de alguém e ensiná-lo sobre este novo produto ou serviço, uma nova forma de fazer algo que eles não teriam lendo através da leitura de revista, navegando na internet ou assistindo televisão.
Comunicação feita pessoa para pessoa, boca a boca, representa o lado intelectual da distribuição. É por isto que nós estamos vendo tantas companhias entre as 500 fortunas saindo da arena de vendas diretas, e investidores de Wall Street como Warren Buffet, entrando para este negócio.
Os seus engenheiros fazem um trabalho incrível no desenho e criação do produto, mas eles não têm como dizer ao consumidor que este é um produto diferente e melhor, a não ser através da comunicação boca a boca.
O Network Marketing tem crescido fortemente nos últimos 20 anos, crescendo 91 por cento somente na última década. Com mais de 13 milhões de americanos e 53 milhões de pessoas envolvidas no mundo inteiro, e é hoje uma indústria global de 100 bilhões de dólares.
Ainda o mais impressionante nisto, não é difícil de ver que o real crescimento neste modelo de negócio está somente começando.
Por uma coisa, a procura está crescendo espontaneamente. Devido à aceleração constante do avanço na tecnologia, estão surgindo novos produtos e serviços que desesperadamente necessitam que suas histórias sejam contadas diretamente ao mercado, histórias que anúncios na TV ou propaganda na internet e banners possam efetivamente mostrar.
Hoje menos do que 1 por cento da população está envolvida em Network Marketing, ainda novas pessoas estão vindo aos poucos para esta profissão na média de 175.000 por semana somente nos Estados Unidos. Neil Offen, presidente da Associação de Vendas Diretas DAS, prevê que dento da taxa corrente de crescimento, no mundo inteiro cerca de 200 milhões de pessoas irão entrar para esta indústria nos próximos 10 anos, efetivamente quadruplicando a percentagem corrente da população.
O Network Marketing já é uma força reconhecida, mas seu crescimento irá explodir na próxima década.
O advento da distribuição intelectual é uma razão porque o Network Marketing oferece uma oportunidade tão favorável, mas não é a única razão.
Outro fator poderoso é o boom dos negócios baseados em casa.
Pequenos negócios hoje somam mais do que metade da economia de nossa nação e empregam mais do que a metade da nossa força de trabalho e mais do que metade destes trabalhos são negócios com base nas próprias casas.
Há somente 20 anos atrás, as pessoas que trabalhavam em casa eram imediatamente suspeitas, como se implicasse algo errado com elas, que não pudessem ter um trabalho real. Hoje, as pessoas mais bem sucedidas e ricas que nós conhecemos são pessoas que trabalham em suas casas.
Um fator é a mudança para um perfil da união dominante da tecnologia, o forte pilar de toda a nossa economia.
Quando eu me formei em Wharton 30 anos atrás, eu fui trabalhar no Citibank, não porque eu estivesse interessado em trabalhar em bancos, mas porque eu queria ter acesso a melhor tecnologia, e o Citibank possuía o melhor, os computadores mais avançados. De volta ao tempo, esta era a única forma de ter acesso a melhor tecnologia. Os computadores eram muito caros e somente grandes empresas podiam ter acesso e possuí-los, o que lhes oferecia uma enorme vantagem competitiva.
Hoje é o oposto. Você está mais sujeito a encontrar a mais quente e melhor tecnologia sobre a mesa de um empreendedor sentado em seu escritório em sua própria casa!
Hoje, muitas das mais altas e conceituadas companhias nos mercado nos Estados Unidos (Cisco, Dell, Microsoft, Oracle e Vodaphone) são companhias que não existiam há 25 anos atrás, hoje sua rede excede a $1 trilhão de dólares. O que eles têm em comum? Eles são todos fornecedores de tecnologias para pessoas que podem adquiri-las.
A união da tecnologia tem mudado de $2 milhões de estruturas principais que serviam as grandes corporações, para um computador de casa que você pode montar na faixa de $2 mil dólares, e que é muito mais poderoso que os outros. Como um empreendedor que trabalha em sua própria casa, você pode agora fazer negócios muito melhor do que alguém que está trabalhando em uma grande companhia e que ainda tem que lidar com os que estão acima deles. As grandes companhias não podem inovar tão rapidamente quanto às menores.
Nos anos 80 a regra era, quanto maior a companhia, mais nova e melhor a tecnologia. Hoje a regra muitas vezes é, quanto maior a companhia, mais antiga e mas fora de moda a tecnologia.
Nos anos a seguir, o crescimento econômico nos Estados Unidos e outras nações desenvolvidas, irão ter como esteio negócios montados por empreendedores individuais e negócios compartilhados de uma pessoa para outra ou boca a boca. A corporação tem sido descentralizada e desmantelada, dando lugar a contratantes independentes.
Onde estão as grandes oportunidades hoje? Mesmo para as pessoas que estão começando agora no colégio, as melhores oportunidades não são ir trabalhar em alguma grande companhia (a menos que seja uma companhia que oferece ferramentas individuais), mas sim entrar em negócios para você mesmo como um empreendedor.
ECONOMIA SAUDÁVEL, SOCIEDADE SAUDÁVEL
A mudança na tecnologia é uma razão pela qual nós estamos experimentando este boom nos negócios baseados em casa. A outra razão é que o trabalho em casa oferece uma qualidade de vida mais pessoal e satisfatória.
Na nova economia, a fina quantidade de compensação não é mais o bastante. Mais e mais, nós temos percebido que nós também queremos certa qualidade de compensação. Nós não queremos somente dinheiro, nós queremos qualidade de vida. Não interessa o quanto em dinheiro você ganha se não pode nunca ver sua família.
Não interessa o quanto você possui se não pode nunca usar ou brincar com o que tem. E não importa se você pode criar uma economia enorme pessoal se você não tiver saúde para aproveitá-la.
O conceito de “qualidade de vida”, que nós levamos em consideração hoje em dia, é atualmente uma recente invenção. Nosso modo de economia e de vida tem crescido ao ponto onde nós não somente esperamos ganhar a vida, mas nós esperamos também ter a melhor experiência possível fazendo isto.
Hoje, nós queremos uma qualidade de vida que nos ofereça não somente sobrevivência, mas também um significado e preenchimento. E aqui novamente, um emprego corporativo simplesmente não pode competir com emprego próprio.
Vinte por cento da média de trabalho diário é gasto somente conversando e cerca de 50 por cento do tempo gasto atualmente ao redor de copos de água fresca, simplesmente conversando e se comunicando com outras pessoas.
Hoje, mais e mais pessoas não querem mais passar o tempo conversando com outras pessoas no trabalho, eles preferem passar este tempo com suas esposas e filhos. Eles preferem terminar primeiro seus trabalhos em algumas horas e então voltar para suas famílias. Para estas pessoas, o trabalho em casa hoje é uma escolha mais eficiente para o trabalho e modo de viver.
Nós muitas vezes falamos hoje em dia sobre o desafio de manter a balança entre nosso trabalho e nossas famílias. Visualize isto como algo um filme já visto, com o trabalho de um lado e a família de outro. Quando você está constantemente jogando as prioridades de um contra as prioridades do outro, a sua vida vai de um lado para o outro de uma forma que acaba quebrando, o que quer dizer que pode perder seu trabalho, sua família ou sua saúde.
Mas se tivermos a sorte necessária para integrarmos nosso trabalho em nossa casa, então nós não precisaremos pensar em dividir o tempo entre o trabalho e a família, podendo assim ter os dois juntos.
Existe na verdade algo irônico sobre isto. Os Estados Unidos começaram como uma sociedade agrária de empreendedores, onde todos eram pequenas pessoas de negócio. O crescimento das corporações gigantescas, o que minha geração escolheu como “o caminho normal” de emprego, é uma anomalia histórica. E está rapidamente saindo de nossos livros de história assim que retornamos para nossas raízes empreendedoras.
UMA PERFEITA TEMPESTADE
Em muitas formas, o Bem-Estar e Network Marketing são indústrias irmãs. Por uma razão, o bem-estar é rico em ricas formas de novas tecnologias que são explicadas de uma melhor forma através do boca a boca. E por outro lado, é muitas vezes a mesma questão para uma melhor qualidade de vida que encontra expressão em ambos, em explorar o bem-estar e em possuir um negócio empreendedor baseado em casa.
O Bem-Estar e o Network Marketing também representam ambos oportunidades financeiras fabulosas; cada oportunidade por si só possui um potencial tremendo para criar nova riqueza. Algumas companhias combinaram o melhor de ambos os mundos, criando uma grande avalanche com oportunidades econômicas sem precedentes. Uma combinação de forças permitindo aos empreendedores a criação de um estilo de vida satisfatório e ao mesmo tempo com grandes chances de riqueza.
Dentro dos próximos 10 anos a economia dos Estados Unidos irá criar 10 milhões de novos milionários. Você tem a chance de começar agora e se tornar um deles.
Você deve fazer isto não somente pelos benefícios na saúde e felicidade para você e sua família, mas você também estará acrescentando para nossa economia, e ao mesmo tempo ao bem-estar e a melhora pessoal de muitos outros.
Fazendo isto, você irá contribuir de uma forma imensa para sua comunidade, para sua nação e para o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário